Benefício, adotado por várias lojas, permite que consumidores recebam de volta parte do dinheiro gasto em compras no e-commerce
Imagine comprar numa loja e receber parte do dinheiro gasto de volta. E quanto mais consumir, mais retorno terá. A cena pode parecer promoção maluca, mas é mais ou menos isso que acontece no sistema de cashback.
De origem americana, o termo significa “dinheiro de volta”. O cashback não é novidade. Mas tem ganhado popularidade no e-commerce brasileiro.
A prática não deve ser considerada uma forma de desconto, mas sim um benefício para o consumidor e uma ferramenta de marketing para a loja virtual.
Funciona assim: a loja sela parceria com uma plataforma de cashback. Há várias no mercado. Uma delas é a Meliuz, que possui 1,6 mil empresas parceiras e mais de 4,8 milhões de usuários cadastrados.
Por meio de um aplicativo de celular ou de uma extensão no navegador do PC, a plataforma indica as lojas que utilizam cashback. Depois de realizar um cadastro gratuito, o usuário ativa a funcionalidade e faz as compras normalmente no site do e-commerce.
Após as compras, o usuário precisa acumular um saldo de no mínimo R$ 20 para resgatar o dinheiro, que será depositado em sua conta poupança ou corrente.
A vantagem para o consumidor é muito clara: economizar ao fazer compras.
E para o lojista?
São várias. A primeira é fidelizar o consumidor, que poderá eleger sua loja preferida devido o acesso ao benefício. De acordo com um estudo da Universidade Northwestern, dos Estados Unidos, cerca de 15% dos consumidores mais leais a uma empresa são responsáveis por 55% a 70% do total de vendas.
Ter acesso ao benefício também pode fazer com que o consumidor escolha uma loja que não está acostumado a comprar e faz com que ele arrisque uma primeira compra.
Outra vantagem para o varejista é ter acesso aos hábitos de compra dos clientes da plataforma de cashback.
As informações digitais também são utilizadas para criar campanhas mais assertivas, como quais linhas de produtos tem mais saída e como calcular a melhor taxa de retorno –aquela que convence o cliente a comprar e que menos onera a empresa.
Estar numa plataforma de cashbak também garante maior exposição da marca na internet. Ou seja, a loja ganha mais um ponto de contato e canal de comunicação com o consumidor.
O cashback também é uma oportunidade de oferecer um agrado para o cliente sem alteração de preço diretamente no site. O valor gasto com as campanhas pode ser alocado dentro do orçamento de publicidade, previamente calculado de acordo com os objetivos e condições do negócio.
Para a empresa, o custo ocorre somente quando há venda, o que é um ponto positivo em termos de retorno sobre investimento. Por sua vez, a remuneração da plataforma também está atrelada ao valor das vendas geradas entre os usuários cadastrados em sua base.
Por Italo Rufino 05 de Janeiro de 2021 às 08:00