Um dos fatores que mais contribuem para que o cliente forme sua opinião sobre uma empresa é a maneira como é atendido ao telefone. O telefone pode e deve ser utilizado como uma ferramenta para melhorar o atendimento e conquistar o cliente.
Algumas atitudes que podem ajudar:
1. Atender, no máximo ao terceiro toque.
2. Identificar-se com o nome da empresa e, em seguida com o do atendente, em tom claro e audível.
3. Ter sempre à mão material informativo que ajude a responder as dúvidas mais comuns dos clientes.
4. Evitar pedir o famoso “um minuto” e transformá-lo em uma longa espera.
5. Redirecionar corretamente os assuntos. Nada irrita mais o cliente do que ser transferido de uma pessoa para outra, sempre repetindo que o assunto “não é com ela”.
6. Anunciar as ligações ao transferi-las para que o cliente não tenha que se identificar e contar a mesma história novamente.
7. Anotar recados completos.
8. Solucionar o problema de quem ligou.
9. Jamais pedir para quem ligou que ligue mais tarde porque a pessoa não pode atender no momento.
10. Desligar de forma cordial e agradecer.
Fonte: "Manual da Floricultura Modelo", Sindiflores