• SINDICATO DO COMÉRCIO VAREJISTA DE FLORES E PLANTAS ORNAMENTAIS DO ESTADO DE SÃO PAULO

21/01/2019 - Holambra encerra 2018 com aumento de 11% nas vendas de flores, diz levantamento

 

Produtores de flores em Holambra estão otimistas com o aumento na produção para 2019

Produtores de flores em Holambra estão otimistas com o aumento na produção para 2019

As vendas de flores em Holambra (SP) renderam R$ 8 bilhões em 2018, quantidade que representa alta de 11% no comparativo com o ano anterior, segundo levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor). Com isso, produtores preveem cenário positivo até dezembro.

Profissionais do setor ouvidos pela EPTV, afiliada da TV Globo, estimam alta de 30% a 40% na quantidade de cultivos. Victor Villa Nova conta que trabalha no preparo do plantio de 200 mil mudas nos próximos meses. "Se no ano passado foi 1,1 milhão de vasos, esse ano a expectativa é de 1,5 milhão. Acredito que este ano será o da arrancada e 2020 vai ser melhor ainda", explica.

O primeiro mês do ano é usado pelos profissionais da área para planejamento e elaboração de estratégias para atender às demandas do mercado. Parte das estufas, que representam 90% da produção na cidade, já está cheia de flores e plantas.

"Nenhum ano é igual ao outro, tanto pelo clima, como o mercado principalmente muda muito rápido. A gente sempre investiu em flores ornamentais e agora a ideia é investir um pouco em outros mercados, como hortaliças'', afirma o gerente de produção Tobias de Wit.

 diretor do Ibraflor, Renato Optiz, reforça o tom de otimismo para o setor neste ano."O mercado recuperando, a economia de uma forma geral ficando mais forte, a gente com certeza vai ter um resultado melhor do que em 2018. Muitos dos nossos produtores viajam o mundo todo em busca de novidades, daquilo que já está dando certo lá fora, e acabam trazendo", destaca.