30/09/2024 - Evite golpes com guias falsas do Simples Nacional entre outros documentos de pagamento

Informamos que estelionatários estão enviando Documentos de Arrecadação do Simples Nacional, Documentos de Arrecadação de Receitas Federais e Programa Gerador do Documento de Arrecadação do Simples Nacional - Microempreendedor Individual, entre outras modalidades de pagamentos supostamente emitidos pela Receita Federal do Brasil, falsos, utilizando endereços de e-mail de escritórios de contabilidade legítimos e conhecidos.

Pelas informações coletadas, a aparência do documento é extremamente similar ao original, mas a fraude está no código de barras, que acaba direcionando para a conta bancária dos golpistas.

Por isso, ressaltamos que a Receita Federal, bem como os demais órgãos dos Fiscos (Estadual e Municipal), não envia cobranças de tributos por e-mail ou whatsapp diretamente aos contribuintes.

Na maioria dos casos, cabe aos contribuintes ou aos contadores emitir os boletos diretamente nos sites dos órgãos de fiscalização, mediante o uso de login e senhas que darão acesso aos sistemas de cobrança.

No entanto, caso receba um e-mail suspeito, é importante que os contribuintes verificar com seu contador a autenticidade e veracidade do documento antes de realizar o pagamento.

A FecomercioSP constantemente emite alertas sobre os golpes, ao passo que, no informativo Mix Legal n° 184/2024, há informações sobre como se proteger dos golpes existentes utilizando o pix.

Nesse sentido, colacionamos abaixo algumas dicas importantes para evitar cair nestes crimes

1. Não pague imediatamente: Se receber um boleto suspeito, não pague de forma automática. Verifique a legitimidade antes de qualquer ação.
  2. Verifique a origem: Sempre confirme a autenticidade dos e-mails recebidos, especialmente aqueles que contêm documentos de cobrança.
  3. Consulte fontes oficiais: Verifique pendências e dívidas diretamente nos sites oficiais da Receita Federal ou do Simples Nacional.
  4. Atenção ao método de pagamento: Desconfie de guias que aceitam apenas pagamento via Pix. Guias legítimas costumam fornecer várias opções de pagamento, como boleto bancário com código de barras
  5. Contato com o contador: Em caso de dúvida, consulte seu contador ou escritório de contabilidade de confiança antes de realizar qualquer pagamento.
  6. Denuncie sites suspeitos: Golpistas criam páginas falsas que simulam os portais oficiais da Receita. Verifique se o endereço eletrônico é de fato da Receita Federal (clique aqui).

Como podemos observar, vivenciamos um crescimento da ocorrência de crimes cibernéticos, que se aproveita da tecnologia e da internet para enganar as vítimas. Os criminosos utilizam técnicas sofisticadas, como a falsificação de documentos oficiais e a manipulação de informações digitais, para criar fraudes convincentes, onde os golpistas exploram a confiança e a falta de conhecimento técnico das vítimas.

Permaneceremos atentos para divulgar orientações aos nossos representados para evitar que caiam nestas ações criminosas.

Assessoria

FecomercioSP