15/07/2024 - Em meio à expectativa de alta de 8% nas vendas, setor de floricultura reúne lojistas e consumidores em Holambra

Região de Campinas concentra 70% da produção brasileira de plantas ornamentais. Faturamento do setor foi de R$ 19,8 bilhões em 2023.

Moradores de SP gastam quase o dobro na compra de flores em comparação com a média do país

Em meio ao mercado de plantas ornamentais prevendo crescer 8% este ano no país, Holambra (SP) recebe a partir deste domingo (14) o 31º Encontro Nacional de Florista (Enflor). O evento deve reunir 16 mil profissionais da floricultura, decoração e paisagismo de todo o país.

O estado de São Paulo, com quase a totalidade da produção em Holambra e cidades vizinhas, detém 70% do mercado brasileiro de flores e pretende no Enflor apresentar os principais lançamentos e soluções criativas do setor.

Segundo o Instituto Brasileiro de Floricultura (Ibraflor), entidade que representa as empresas que atuam em toda a cadeia produtiva de flores e plantas ornamentais do país, 270 mil pessoas atuam no setor em diferentes áreas:

Produção: 105.980 empregos

Varejo: 146.780 empregos

Atacado: 10.780 empregos

Outros: 8.460 empregos

O faturamento do setor em 2023 chegou a R$ 19,8 bilhões e a expectativa para 2024 é de um crescimento de 8%. A decoração é o principal mercado, correspondendo a 30% do faturamento. Veja:

Representatividade na cadeia produtiva:

Decoração: 30%

Autosserviço (supermercados): 21%

Paisagismo: 20%

Floricultura: 17%

Outros: 3%

31º Enflor

Voltado para floristas, paisagistas, arquitetos, decoradores, organizadores de festas, promotores de eventos, produtores, atacadistas e distribuidores de flores e plantas, o Enflor apresenta anualmente ao mercado as tendências nestes segmentos.

O evento também tem uma feira de negócios, onde 180 empresas expositoras vão apresentar novidades e lançamentos em flores e plantas, acessórios para floriculturas, jardinagem, decoração de festas, ferramentas, embalagens, tecidos.

“A edição 2024 é um encontro imperdível para quem trabalha profissionalmente com floricultura, decoração e paisagismo, ou mesmo de forma amadora, na decoração das festas da família ou no jardim de casa”, adianta Renato Opitz, diretor geral do evento.