Alertamos e orientamos para eventuais golpes e cuidados a serem seguidos pelas empresas. Os golpes geralmente são antigos, os criminosos apenas migram de plataforma, burlando sistemas e se utilizando de estratégias bem articuladas para enganar os usuários.
O mais novo golpe é o denominado como “golpe do acesso remoto”, que ataca exclusivamente dispositivos móveis. Geralmente, o golpista liga para o usuário, passando-se por funcionário da instituição bancária, informando que há uma movimentação estranha na conta, compras suspeitas, tentativas de invasão da conta, e até mesmo solicitando para atualizar mecanismos de segurança no aplicativo.
Na sequência, o falso atendente solicita ao usuário que efetue a instalação de um app no celular para rastrear a suposta transação alegando que seria para descobrir quem estaria usando o aplicativo do banco. Os criminosos são bastante audaciosos, se utilizando de recursos tecnológicos, como gravações de centrais e simulam a transferência para outros atendentes.
No entanto, caso o titular da conta instale esse aplicativo os criminosos passam a ter acesso e o controle de todo conteúdo do celular. Assim, podem receber códigos de dupla autenticação enviados por SMS, e-mails ou, até mesmo, aqueles gerados pelos apps, e permanecem logados.
Como se proteger:
Em caso de dúvidas e de suspeita de fraude, sempre procure os canais oficiais da sua instituição financeira.