Você quer diversificar o seu jardim? Então escolher uma lantana pode ser uma das melhores opções. Veja como é feito o cultivo da flor que sempre muda de cor.
A lantana é uma bela flor e muito apreciada entre os paisagistas e pessoas que trabalham com decoração. Seja em casa, no jardim ou em qualquer lugar, uma característica dessa planta sempre chama a atenção. Suas flores mudam de coloração, mas é preciso saber como cultivar corretamente o vegetal para que ele mantenha a sua exuberância.
Primeiramente, vale destacar que a lantana é uma flor bastante delicada, bem perfumada e que apresenta cuidados simples. Sim, a melhor parte é exatamente a que diz respeito aos cuidados, pois eles são bem tranquilos.
Como cuidar corretamente da lantana em sua casa?
Talvez você conheça a lantana como sendo a flor arco-íris ou flor-de-mel, já que são nomes bem comuns encontrados pelo Brasil. Ela é originária aqui mesmo da América do Sul e da América Central, se dando melhor em climas quentes. Existem mais de 500 espécies diferentes, cheias de beleza e perfume para usar em seu jardim.
Lembre-se de que algumas lantanas podem atingir mais de 2 metros de altura. As cores de suas flores variam de acordo com o crescimento e podem oscilar entre branco, rosa, amarelo, vermelho e laranja.
Como fazer o cultivo correto
A primeira dica para cultivar a lantana corretamente é plantá-la em uma área que seja atingida pelo sol o tempo todo. Essa é uma das plantas que adoram a luminosidade e vão se dar bem com ela na sua casa. Quanto mais luz solar, mais flores irá produzir.
Outra dica está em não exagerar muito nas regas. Basta manter um solo úmido uma vez por semana para que ela se desenvolva bem. Em épocas de chuvas você nem precisará gastar água com esse tipo de atitude.
Por fim, saiba que a lantana pode invadir o espaço de outros vegetais e, por isso, pode precisar de podas. A terra deve permanecer fértil para que as flores se desenvolvam e mostrem todas as suas cores de modo exuberante