Contribuinte tem até 13 de dezembro para fazer a autorregularização. Após a data, estará sujeito ao lançamento de ofício
A Receita Federal encontrou inconsistências em Declaração do Imposto Sobre a Renda das Pessoas Jurídicas (IRPJ) e da Contribuição Social sobre o Lucro Líquido (CSLL) de mais de 16 mil empresas, que estão sendo notificadas.
Segundo o Fisco, os indícios de inconsistência verificados, apenas para os ano-calendário de 2018, envolve um montante de aproximadamente R$ 2,5 bilhões.
Os problemas nas declarações foram observados após análise de dados e cruzamento de informações prestadas pela própria pessoa jurídica e por terceiros.
As empresas com inconsistência nas declarações receberão avisos de autorregularização por via postal e por meio de mensagem na caixa postal no e-CAC (centro de atendimento virtual) da Receita Federal. Elas terão até 13/12/2021 para acertar as pendências. Após essa data, será realizada nova verificação nas declarações.
Os contribuintes que não se regularizarem estarão sujeitos ao lançamento de ofício.
Informações sobre as pendências e orientações sobre como se regularizar estão disponíveis no endereço eletrônico da Receita Federal, na área de Malha Fiscal.
Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio