Com ações simples, como o uso de redes sociais e capacitação de colaboradores, sua empresa pode dar aquela guinada em direção ao sucesso
Encontrar novas formas de fazer negócios, reaproveitar a equipe em outras funções, apostar no delivery e nas vendas pelo digital são ações que não exigem grandes investimentos, mas ajudam a manter as vendas em período de baixa na economia, como o que experimentamos agora.
As empresas que enfrentam a crise da covid com mais facilidade são aquelas que se mostram mais flexíveis às mudanças, permitindo uma melhor adaptação às limitações impostas pela pandemia e ao novo comportamento de consumo, que em grande parte deve ser mantido no pós-pandemia.
Veja a seguir algumas dicas que podem ajudar a sua empresa a dar aquela guinada em direção ao sucesso:
1 – PLANEJE EM EQUIPE FORMAS ALTERNATIVAS DE VENDA
Estabeleça uma linha direta com os seus funcionários, atualize-os sobre como será o funcionamento do negócio, horários, questões de segurança, enfim, a nova estratégia de atendimento. Seus funcionários precisarão adotar novas formas de trabalhar, mas só podem fazê-lo com informações claras e consistentes do dono do negócio.
2 – COMUNIQUE E SE APROXIME DOS SEUS CLIENTES
Envie mensagem aos seus clientes, comunicando sua nova estratégia e como irá atendê-los durante este período. Também é preciso rever seu modelo de negócios, sua forma de entregar produtos, agregando serviço e valor.
Por exemplo, se você tem um pequeno varejo, inove e ofereça serviços aos seus clientes em casa. Se tem o contato deles, envie mensagens oferecendo serviços especiais como amostra e entrega a domicílio.
3 - APOSTE NO DELIVERY
Você poderá utilizar serviços de motoboy para entrega dos seus produtos, ou até mesmo mobilizar a sua equipe local para fazê-la, já que cada loja tem seu raio de atuação. Mas verifique antes se é possível que sua equipe faça a entrega do produto na casa do cliente.
4 - DIVULGUE NOS CANAIS ON-LINE
Reforce a divulgação dos seus produtos em suas redes sociais, e faça ofertas especiais com entregas em domicílio pelas equipes de vendas locais ou serviço de entrega.
5 - GARANTA SEGURANÇA PARA CONQUISTAR CONFIANÇA
Se você tem um pequeno comércio de rua, envie mensagem ao seu cliente falando dos cuidados que você tem tomado em relação ao seu negócio, com uso de sanitizantes na limpeza várias vezes ao dia, funcionários que atendem com uso de máscaras, a possibilidade de disponibilizar máscara para o cliente, e até marcação de horário para atendimento exclusivo, evitando muitas pessoas no mesmo horário.
Se você é um prestador de serviços, atenda um a um, tomando todos os cuidados de higiene e prevenção. No caso de um salão de beleza, por exemplo, o profissional pode ir paramentado e com material esterilizado à casa do cliente. Ou ainda, ofereça a possibilidade desse cliente marcar um horário exclusivo para ser atendido.
6 – ESTIMULE A FLEXIBILIDADE DOS COLABORADORES
Se você é tem um restaurante, avalie a possibilidade de sua equipe de atendimento, como por exemplo os garçons, passarem a dar suporte nas entregas, pois as pessoas provavelmente irão optar por esta modalidade de serviço. Mudar as atribuições, mesmo temporariamente, evita demissões e todos ganham.
7 - CRIE UMA FORÇA-TAREFA NO DIGITAL
Se você é um comerciante de roupas/acessórios e beleza, por exemplo, oriente seus funcionários a agirem como “consultores” da sua empresa no ambiente on-line, virando influenciadores da sua marca no Facebook, Instagram ou WhatsApp. Além de impulsionarem suas vendas no on e no off-line, eles podem até fazer a entrega, dependendo do raio de ação de cada negócio - e ficarem mais motivados pelo aumento na comissão.
8 - SE PLANEJE PARA O PÓS-CRISE
A pandemia tem se prolongado, mas um dia ela vai acabar. Aproveite para rever seu negócio e planejar o futuro dele: em vez de reduzir o número de funcionários, incentive-os usar seu tempo para atualizar informações sobre os clientes, perfil, preferências, sistemas internos, aprimorar habilidades e criar novos produtos e serviços para quando a recuperação chegar. Afinal, esse planejamento precisa começar enquanto você ainda reage à crise.
9 - INOVE RAPIDAMENTE
Além de rever portfólio de produtos e serviços, as novas necessidades dos clientes criam oportunidades de inovação. Aproveite o momento para ousar, e fique de olho nos sinais que o consumidor dá. Certas mudanças de comportamento e consumo devem persistir além da crise, e muitos setores ressurgirão para novas realidades.
É cedo para dizer quais novos hábitos permanecerão no longo prazo, mas uma coisa é certa: aumentará cada vez mais o consumo on-line de produtos e serviços alimentares, de vestuário, beleza e saúde e home office, mas isso exigirá de cada negócio uma estratégia local distinta e focada no perfil do seu público
10 - INVISTA NO MELHOR MEIO DE PAGAMENTO
Um levantamento do Sebrae aponta que os pequenos negócios que oferecem ao cliente a opção de pagar com cartão têm um desempenho muito melhor tanto em vendas como em faturamento.
Da equipe de jornalistas do Diário do Comércio