18/02/2019 - EM FOCO: Promoção de Vendas I

Promoção de vendas pode ser definida como um conjunto de métodos e recursos que visam aumentar o volume de vendas de um produto ou serviço durante um período de tempo determinado. Está ao alcance de qualquer floricultura, pois na maioria das vezes,não depende de grandes investimentos. A promoção deve proporcionar ao consumidor um benefício concreto, sensibilizando-o naquele momento.
O objetivo principal de uma promoção de vendas é aumentar o faturamento da empresa, mas pode atender a outras necessidades com atualizar/ ampliar o cadastro de clientes, pesquisar sobre o consumo de produtos, testar lançamentos etc, servindo ainda para fixar a marca e desenvolver um bom relacionamento com o consumidor.
As técnicas promocionais são bastante variadas e dependem tão somente da criatividade do empresário, sendo as mais usadas; descontos ou prazos especiais , vale- brindes, sorteios, jogos etc. Depois de escolhida a técnica, deve-se criar a mecânica da promoção, que deve ser mais clara e simples possível. É importante envolver os fornecedores e parceiros na ação. Determinada a mecânica e o período de realização da promoção, o empresário deve verificar se ela agride alguma lei ou se é necessária alguma autorização.

Fonte: "Manual da floricultura modelo", Sindiflores