28/01/2019 - EM FOCO: Treinamento de funcionários

Num sentido bem amplo, treinamento é um esforço dirigido no sentido de equipe, com a finalidade de fazê-la atingir o mais economicamente possível os objetivos da empresa. Treinar é o ato intencional de fornecer os meios para proporcionar a aprendizagem , é educar, ensinar, é mudar o comportamento, é fazer com que as pessoas adquiram novos conhecimentos, novas habilidades, é ensiná-las a mudar de atitudes. Treinar no sentido mais profundo é ensinar a pensar, a criar e a aprender a aprender. Aumentar a capacitação e as habilidades das pessoas é função primordial do treinamento.

A missão do treinamento pode ser descrita como uma atividade que visa: ambientar os novos funcionários, fornecer novos conhecimento, desenvolver comportamentos necessários para o bom andamento do trabalho e, atualmente, a sua maior missão é conscientizar os funcionários da importância de auto-desenvolver-se e de buscar o aperfeiçoamento continuo.
Ao treinar um desempregado, este pode se sentir prestigiado perante a empresa, que demonstra uma preocupação em capacitar bem sus profissionais, dando-lhes a oportunidade de crescimento pessoal e profissional. O empresário deve se preocupar sempre com a capacitação de sua equipe cuidando para que ela receba treinamento adequado continuamente.

Fonte: "Manual da Floricultura Modelo", Sindiflores