05/02/2024 - Dados do CAGED - movimentação de emprego da categoria Flores e Plantas Ornamentais

•   SINDIFLORES
Depois de dois avanços mensais seguidos, os mercados de trabalhos do varejo de plantas e flores naturais e o do segmento de outros produtos não especificados mostraram retrações no Estado de São Paulo, segundo o Novo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados). Em dezembro a perda somada foi de 682 vagas, após o registro de 2.252 admissões e 2.934 desligamentos. Isto, para setores que empregam juntos quase 78 mil funcionários ativos.Movimentação do emprego formal no Estado de SP - dezembro de 2023 Grupamento -

Comércio Varejista                                                                                Admitidos    Desligados     Saldo     Estoque

Plantas e Flores Naturais                                                                            326           430           -104        10.235

Outros Produtos não Especificados Anteriormente                                   1.926        2.504           -578      67.658

Total                                                                                                           2.252        2.934           -682      77.893

Fonte: Secretaria de Trabalho do Ministério da Economia Elaboração e cálculos: FecomercioSP

Com os números de 2023 fechados, viu-se que o varejo de plantas e flores naturais praticamente mostrou estabilidade de seu mercado de trabalho, com pequeno saldo positivo de 29 vagas no ano. Já  o varejo de produtos não especificados apresentou uma extinção de 888 vínculos empregatícios com carteira assinada.

Movimentação do emprego formal no Estado de SP - 2023*

Grupamento - Comércio Varejista                                                              Admitidos  Desligados   Saldo   Estoque

Plantas e Flores Naturais                                                                              5.527       5.498           29        10.235
Outros Produtos não Especificados Anteriormente                                    32.946      33.834        -888        67.658
Total                                                                                                            38.473      39.332        -859        77.893

*Até dezembro

No histórico mensal é possível observar melhor o contraste das perdas de dezembro passado em relação aos meses anteriores, bem como a contraposição também as reduções de vagas vistas no último  mês de 2022.

Nota metodológica: Os dados são provenientes do Novo Caged, do Ministério do Trabalho. As informações históricas sobre a movimentação de mão de obra celetista e o estoque de empregos são

ajustados mensalmente pelo próprio Ministério.