12/06/2023 - ALERTA URGENTE - Receita Federal vem com tudo!

Na calada da noite de 5 de junho, foi regulamentada a lei sobre bônus de produtividade aos auditores da Receita Federal do Brasil (RFB).

A regulamentação, publicada em edição extra do Diário Oficial da União, atende a uma demanda dos auditores fiscais da RFB, que estavam mobilizados em várias partes do país, inclusive realizando operações padrão. Essa mobilização resultou, inclusive, na suspensão de julgamentos no Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (CARF).

O texto da regulamentação estabelece que o índice de eficiência institucional da Receita levará em consideração:

• a eficácia das ações de cobrança;
  • a eficiência das ações de fiscalização;
  • o desempenho no julgamento de processos administrativos fiscais;
  • o tempo necessário para concluir os processos administrativos fiscais em todas as instâncias;
  • a fluidez do comércio exterior;
  • e o cumprimento da meta global de arrecadação bruta, de acordo com os valores estabelecidos na lei orçamentária anual.

O decreto também institui o Comitê Gestor do Programa de Produtividade da Receita Federal, que poderá estabelecer outros critérios além dos já mencionados.