EM FOCO: Cadastro de Clientes

Pode ser uma grande ou pequena floricultura, todas precisam de uma boa relação de clientes e, para isso, o computador é a ferramenta essencial para formar e atualizar essa relação. Pode-se iniciar a montagem de um banco de dados de forma bem simples, através de fichas de clientes, porém, a importância fundamental desse cadastro é gerenciar o relacionamento com os clientes.
O conceito que está por trás da elaboração de um banco de dados é entender que os clientes não são iguais e para valorizar o conteúdo das informações devemos considerar as seguintes diferenças:
• Estágios de vida diferentes;
• Dados demográficos (sexo, idade, estado civil, religião, raça etc.);
• Dados psicográficos (mesma família, mesmo grau de escolaridade, faixa de renda, moram sozinhas, hábitos de lazer etc.);
• Dados transacionais (assinantes de jornais, revistas,TV a cabo, cartão de crédito utilizado etc.);
• Necessidades de consumo diferentes;
• Hábitos de consumo diferentes;
Portanto, clientes diferentes entre si, geram rentabilidades diferentes também. Clientes merecem tratamentos diferentes. O importante é registrar essa informação e utilizá-la sempre e de acordo com as estratégias e objetivos da floricultura.

 
Fonte: Manual da Floricultura Modelo, Sindiflores