EM FOCO: Informatização

Vive-se hoje, na era da informação e quem possui, e sabe utilizá-la, tem maiores chances de tomar as decisões corretas. O uso das informações é um diferencial na competitividade das empresas e um instrumento fundamental para uma gestão empresarial eficiente.
Um grande erro é achar que a loja está informatizada porque tem um computador, quando o importante são os softwares implantados e o treinamento das pessoas que vão utilizá-los.
Uma informatização bem sucedida é aquela que aumenta a eficiência da floricultura e apresenta resultados visíveis.
A substituição de processos manuais por automatizados deve ser feita após a avaliação dos mesmos, pois o que é ineficaz tende a continuar da mesma forma após a automatização.
As pessoas envolvidas nesse processo devem ter a noção da importância delas na alimentação das informações. Se os cadastros,por exemplo, estão incorretos, todas as informações que os tomam como base ficarão inconsistentes.
Há no mercado grande variedade de softwares para auxiliar o empresário: controle de estoques, análise gerencial, controle bancário e fluxo de caixa, contas a receber, contas a pagar e etc, e aproveitar a qualidade de dados obtidos auxiliará na administração da floricultura.
Vale ressaltar que aquele que não estiver atento á necessidade da informatização pode estar comprometendo a própria capacidade de competir no mercado.

Fonte: Manual da Floricultura Modelo, Sindiflores.