EM FOCO: Internet (e-commerce)

Cerca de trinta milhões de pessoas no Brasil têm acesso a internet e dessas, quatro milhões realizam compras on-line regularmente.

Para a floricultura tradicional, utilizar a internet deixou de ser uma escolha para ser uma necessidade estratégica.
A internet permite um relacionamento ágil com os clientes e fornecedores, a um custo surpreendentemente baixo, melhorando a qualidade dos serviços.
O site de uma floricultura deve gerar valores para o cliente, agregando todos os tipos de serviços e facilitando, ao máximo, a realização das transações, evitando assim as ligações telefônicas.
A home page é onde os visitantes terão a primeira impressão da loja e deve mostrar o que ela oferece.
A implementação de uma newsletter é uma boa estratégia de marketing e consiste no envio periódico de um boletim, via e-mail, aos clientes. Além de disponibilizar os produtos da empresa, a newsletter tem como objetivo a exposição da marca. O conteúdo é fundamental: uma dica, um artigo ou informações úteis sobre os produtos comercializados.
Vale salientar que o lojista deve se preocupar com a segurança de sua loja virtual e tomar medidas preventivas para minimizar os riscos.

Fonte: Manual da Floricultura Modelo, Sindiflores.