24° Enflor e 16° Garden Fair apresentaram as novidades para o mercado de flores e plantas ornamentais

Nos dias 16, 17 e 18 de julho de 2017, foi realizado mais uma edição do 26º Enflor e 16º Garden Fair, no recinto da Explofora. Durante toda feira, os visitantes puderam conferir uma ampla variedade de flores e plantas, bem como, acessórios, produtos, tendências, estilos, cores e texturas. Iniciado no domingo, o evento teve seu encerramento na terça-feira.

Enflor – Encontro Nacional de Floristas, Atacadistas e Empresas de Acessórios, e a Garden Fair – Feira de Tecnologia em Jardinagem e Paisagismo, são realizados em conjunto se complementando e fomentando a expansão do setor. Nessa edição, entre nacionais e internacionais, a feira contou com 180 expositores, sendo que, por volta de 40%, estão situados na região de Holambra.

Segundo o diretor da feira, Renato Opitz, “acabamos juntando os dois eventos porque, boa parte do público trabalha tanto com jardinagem e paisagismo, mas também com decoração, sendo que os expositores muitas vezes são os mesmos, então é isso, otimizar, agregar, para juntar público para os dois eventos”.

“O resultado do evento, é uma situação que você tem realmente profissionais que vem do Brasil inteiro, justamente para aprender novidades, lançamentos e novas variedades”. “O que aconteceu é que, o profissionalismo aumentou muito nos últimos anos, então isso é reflexo do que acontece”.

Sobre a crescente expansão do mercado, Renato ressalta, “se investiu muito em qualidade. Cada vez mais, você tem flores e plantas ornamentais, durante os 12 meses do ano, com qualidade, cores, formatos diferentes, e na verdade, o trabalho que foi feito por toda cadeia produtiva, é aproximar o produtor do consumidor final, então isso também melhora porque, as flores chegam do produtor até o consumidor em uma velocidade e qualidade melhor”, finaliza.

Novidades

Entre as novidades, a feira contou com os produtores Van Vliet com seus antúrios, o Grupo Swart (que levou suas rosas e kalanchoes para a praia e criou finger foods de flores e plantas na decoração da mesa de jantar), o Reijers (que usou suas lindas rosas em sua logomarca). Sitio Kolibri, com sua cascata de orquídeas azuis. A Matiza Decorações fez uma moldura de coração em flores para fotos do estande.

Em flores e plantas ornamentais, destacaram-se os cactos mandacaru sem espinho, a dracena Lemon Lime (nas cores lima-limão),  o cyclamen Curly (as pétalas têm bordas crespas/franjadas), as rosas Canela e a Pink Matini, os kalanchoês de vaso Chloe (dobrado, na cor laranja e com leve cheirinho de mamão papaya) e o Maxime (rosa claro e com flores maiores, de 15 mm contra 9 mm das convencionais), e as novas cores da coleção de rosas Charm (Candy Avalanche, Leonidas e Red Alert caracterizadas por ter um botão principal e dois secundários, proporcionando maior volume aos buquês).

Capacitação

O evento ainda contou com agenda dedicada, a capacitação dos participantes. Durante a feira, os visitantes puderam atualizar seus conhecimentos em workshops e mini-cursos voltados à arte floral e decoração.  O decorador Roni Vieira apresentou, o mini-curso, “Festas Especiais – Tudo sobre decorações que encantam”. No mesmo horário, o consultor Augusto Aki ensinou sobre “Design Thinking – Como criar diferenciação em flores”.

“Estratégias de vendas para datas comemorativas nas floriculturas” foi o tema do mini-curso apresentado por Robson Viana Floricultura Weiss Blumenn. Os decoradores Tanus Saab e Paulo Perissoto ensinaram sobre “Tendências e novidades em buquês de noivas”. O mini-curso “Assessoria, produção e cerimonial para festas e eventos” foi apresentado por Roberto Cohen, da Cohen Cerimonial.

A jardineira Carol Costa apresentou, o mini-curso, “Como montar terrários”. Também no mesmo horário, o empresário Fabiano Niederauer ensinou “Como tornar sua empresa inesquecível: Estratégia Empresarial, Marketing e Vendas”. Além dos mini-cursos, o evento contou com dois workshops. A decoradora Karina Saab e sua equipe apresentaram o tema “Montagem de mesas postas, de bolos e de doces”.

Foi apresentando também, por Raul Cânovas, o workshop “O Jardim é um Espetáculo”. A oficina foi apresentada como um reality show, no qual foi implantado um paisagismo completo, que inclui topografia com delicadas sinuosidades, vegetação harmoniosa em suas estruturas e colorido, caminhos e decks, lago incomum com fauna e plantas aquáticas, jardim vertical de morangos, mural eco-arte, iluminação deslumbrante com tecnologia avançada e irrigação de última geração.

Sindiflores

O Sindiflores marcou presença no evento mostrando suas últimas produções: a campanha "Alguns vendem Flores, nós vendemos Arte Floral" e o Calendário Promocional Permanente. Além disso, também o tradicional "Interflorista Online", com suas novas vantagens para os participantes.