Terceira Alta Consecutiva - Índice de Expansão do Comércio Cresce em Maio

O Índice de Expansão do Comércio (IEC) segue em alta pelo terceiro mês consecutivo e cresceu 2,8% em maio ao passar de 88,9 pontos em abril para 91,5 pontos no mês. Na comparação com o mesmo mês de 2016, houve expressiva elevação de 39,7%. A pesquisa é realizada mensalmente pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (FecomercioSP). O bom desempenho no mês foi motivado, principalmente, pelo crescimento do nível de investimento das empresas, que passou dos 67,7 pontos em abril para 70,4 pontos em maio, alta de 4%. Na comparação com maio de 2016, quando o item registrou 56,1 pontos, o crescimento foi de 25,5%. A expectativa para contratação de funcionários também foi importante para o crescimento do IEC, atingindo 112,6 pontos em maio ante os 110,2 pontos de abril. No contraponto anual, quando a expectativa de contratação estava em 74,9 pontos, o indicador apontou grande alta de 50,3%.

Nota metodológica

O Índice de Expansão do Comércio da região metropolitana de São Paulo é apurado mensalmente pela FecomercioSP desde junho de 2011, com dados de cerca de 600 empresários. O indicador vai de zero a 200 pontos representando, respectivamente, desinteresse e interesse absolutos em expansão de seus negócios. A análise dos dados identifica a perspectiva dos empresários do comércio em relação a contratações, compra de máquinas ou equipamentos e abertura de novas lojas.