Flores para casamento: tudo que você precisa saber para a data

Chegando a hora tão esperada de dizer “sim”, saiba quais flores e veja as dicas dos decoradores.

O mês maio é considerado o “mês das noivas”, quando são realizadas várias feiras e eventos destinados para noivos e noivas, com diversas opções para escolha da igreja, vestido, decoração, buffet, dos convites, fotógrafos, filmagem etc.

Mas você sabia que a maioria dos casamentos acontece em dezembro? De acordo com o estudo da Fundação do Sistema Estadual de Análise de Dados (Seade), o mês de dezembro já representou 14,5% dos matrimônios de São Paulo. Segundo o Seade, a tradição cedeu as facilidades como férias e o 13º salário que ajudaram na escolha da data. Nem por isso a magia do mês maio perdeu a sua força para noivas e noivos.

Quando se inicia um planejamento para o casamento, uma das primeiras coisas que devemos pensar é a festa. Receber seus convidados com um salão florido é essencial! Os decoradores João Mulatto e Beto Aguiar, que já realizaram mais de 4 mil casamentos, explicam a

“É imprescindível o planejamento, pois são muitos os detalhes para o evento perfeito como: cardápio, decoração, música, iluminação, etc. O ideal é começar o planejamento com 12 meses de antecedência”, diz João Mulatto.

Sobre a escolha das flores para a decoração, sempre existe muita expectativa, ressalta o decorador Beto Aguiar. “Por estarmos numa região rica no cultivo de flores no país, é muito tranquila a escolha de flores. O que mais implica em relação as flores hoje em dia são suas cores, neste caso fica a critério e personalidade de cada cliente, lembrando que os grandes destaques para os casamentos ainda são os botões de rosas e as orquídeas”.

Mas todos sabem que em ano de crise precisamos ter opções para todos os bolsos e gosto, para isso o decorador Beto Aguiar explica que a escolha deve proceder com um bom planejamento. “A grande questão hoje com a crise é deixar o deslumbramento de lado e se apegar na elegância do menos é mais”, ressalva.

Para o casamento realizados durante o dia, os decoradores indicam as flores com cores mais quentes e a noite os tons pastéis e branco. Quando o assunto é cerimônia religiosa, as flores brancas são as preferidas e as gipsofilas (conhecidas como mosquitinho) estão super na moda.

Bouquet

Mas falar de noiva e não falar do bouquet (ou buquê) de flores fica incompleto. A escolha do bouquet se baseia na escolha do vestido, da cor e flor, pois afinal o bouquet.

Para quem gosta de manter tradição o bouquet de rosas ainda domina o mercado, porém hoje temos as peoneas que são perfeitas para este acessório.

Mercado de flores

Segundo o Instituto Brasileiro de Flores (Ibaflor), apesar da crise econômica do país, o brasileiro tem consumido mais flores e gasta, em média, R$ 26,68 por habitantes, a estimativa de crescimento do mercado floral brasileiro do ano de 2015 foi de 8%, movimentando aproximadamente R$ 6,1 bilhões!

As dicas estão aí, agora o que vale é se planejar e preparar para o momento mágico do “sim” e que as flores representam toda essa alegria!