Saiba como escolher a flor ideal para a decoração de casamento

Os casamentos são muito especiais na vida das pessoas, e muitas mulheres sonham com esse dia desde crianças, por ser o momento ideal para reafirmar o amor de duas pessoas em matrimônio.

As flores são os elementos mais especiais na decoração da festa de casamento. Além delas proporcionarem um ar romântico, também trazem mais alegria ao espaço. As opções de arranjos e buquês de noiva são inúmeras, permitindo que você encontre a que mais combine com o modelo de celebração que será realizada. Um dos grandes segredos para escolher o tipo de flor ideal para o casamento é levar em consideração o estilo da noiva e cerimônia. Dessa forma, todos os itens estarão combinando, deixando a festa ainda mais bonita e inesquecível.

Uma das dicas mais importantes para a organização da cerimônia, é que o buquê da noiva esteja em harmonia com os arranjos da festa. Algumas floriculturas disponibilizam na internet a opção de você encomendar o seu buquê, sem sair de casa. Basta escolher o tipo de flor que mais combina com você para tornar o dia do seu casamento ainda mais especial. Confira outras dicas que separamos para deixar a sua festa mais bonita, elegante e com as flores adequadas:

Casamentos ao ar livre (praia ou campo)

Esse tipo de ambiente deixa as cerimônias de casamento ainda mais bonitas, inesquecíveis e com um toque especial de charme. A sugestão é que as flores escolhidas para a festa sejam resistentes ao calor e ao sol, como o copo-de-leite. É preciso tomar muito cuidado com o perfume que as flores apresentam, pois se o cheiro for muito forte elas poderão atrair insetos. As hortênsias são as mais indicadas.

As cerimônias que acontecem nesses ambientes pedem que a decoração seja mais rústica, com arranjos simples e baixos. Uma boa dica é optar por itens diferentes para dar o suporte adequado às flores, como garrafas de vidro e caixas de madeira. Flores-do-campo proporcionam um excelente arranjo ao serem colocadas em bules, xícaras ou vidros de azeite, por exemplo.

Casamentos em ambientes fechados

Se a festa de casamento for acontecer com uma recepção durante a noite – em um salão fechado, por exemplo – a dica é apostar em arranjos mais sofisticados, exuberantes e requintados. Uma sugestão é mesclar os arranjos altos – montados com muitas flores – com os arranjos mais baixos. Combinar velas e plantas também pode fazer toda a diferença para tornar a decoração ainda mais bonita, pois dará um charme e criará um ar mais intimista ao local.

Os arranjos de flores para casamentos que são realizados à noite devem ser montados com flores mais nobres, como orquídeas ou rosas. Ao optar por esse tipo de decoração, é muito importante ficar atento, pois os arranjos aéreos costumam ser mais pesados. Dessa maneira, o local deve obter a estrutura adequada para sustentar as flores com tranquilidade.

Cerimônias simples

Para as pessoas que não querem gastar muito, a dica mais importante é se divertir com arranjos menores para as festas de casamento, como aqueles feitos em garrafinhas. Utilizar flores menores e dispensar o uso de espuma floral pode fazer toda a diferença. Na hora de escolher quais flores vão decorar o ambiente, prefira aquelas espécies da época, que possuem preços mais acessíveis. Uma boa alternativa é empregar na decoração flores plantadas e deixar de lado as que são de corte, para dar uma aparência de decoração mais sustentável.

Marina Fernandez