Pontualidade de pagamentos das micro e pequenas abre o segundo semestre em baixa, diz Serasa Experian

A pontualidade de pagamentos das micro e pequenas empresas atingiu 95,2% em julho/16. Isto significa que a cada 1.000 pagamentos realizados, 952 foram quitados à vista ou com atraso máximo de sete dias. Este nível de pontualidade foi menor do que o observado em julho do ano passado (95,6%) é o que aponta o Indicador de Pontualidade das Micro e Pequenas Empresas da Serasa Experian, que acompanha as dívidas pagas pelas micro e pequenas empresas.

De acordo com os economistas da Serasa Experian, as dificuldades financeiras das micro e pequenas empresas, relacionadas à recessão econômica e aos juros altos, persistem neste início de semestre, determinando recuo dos níveis de pontualidade de pagamentos em comparação aos observados nos mesmos períodos do ano passado.
As micro e pequenas empresas do setor comercial apresentaram o maior nível de pontualidade de pagamentos em julho de 2016: 96,4%. Nas indústrias a pontualidade de pagamentos foi de 94,9% ao passo que nas micro e pequenas empresas do setor de serviços a pontualidade foi de 93,3%.
Em julho de 2016, o valor médio dos pagamentos ficou praticamente estável em relação ao mesmo mês do ano passado (R$ 1.792 contra R$ 1.790). O valor médio mais alto foi registrado pelos pagamentos pontuais das empresas do comércio (R$ 1.829), seguido pelo das empresas industriais (R$1.824) e, por fim, pelas micro e pequenas empresas de serviços (R$ 1.565).
A série histórica deste indicador está disponível em

Metodologia do Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas
O Indicador Serasa Experian da Pontualidade de Pagamentos das Micro e Pequenas Empresas é construído através dos pagamentos efetuados, mensalmente, por amostra de cerca de 600.000 micro e pequenas empresas, totalizando uma quantidade de, aproximadamente, 8 milhões de pagamentos registrados mensalmente, por seus fornecedores, nas bases de informações sobre pessoas jurídicas da Serasa Experian. O indicador é segmentado por setor econômico e inicia-se em janeiro de 2006. A Serasa Experian considera como micro e pequenas empresas aquelas cujo faturamento líquido anual não ultrapassa o montante de R$ 4 milhões.