Governo do Estado de São Paulo lança o Portal Via Rápida Empresa

O Governo do Estado de São Paulo lançou o Portal Via Rápida Empresa, que tem como principal objetivo estimular o empreendedorismo paulista, por meio da facilitação e da desburocratização da abertura das empresas.  Dessa forma, é possível realizar o registro integralmente pela internet.

As empresas limitadas serão abertas em um prazo que varia de um a cinco dias. Essa natureza jurídica representa 41% da movimentação diária na Junta Comercial do Estado de São Paulo (Jucesp).

Como utilizar o serviço

O Portal deve ser acessado no endereço www.jucesp.sp.gov.br, por meio do cadastro web. O usuário pode entrar no sistema com o certificado digital ou com os dados cadastrados na Nota Fiscal Paulista. O sistema envia um protocolo para o e-mail registrado e avisa a Jucesp de que há um novo registro em andamento.

Em seguida, o empreendedor escolhe a atividade empresarial e opta pelo município em que será sediada a empresa. Caso o município já seja conveniado ao Módulo de Licenciamento do Programa, a abertura será ainda mais rápida.

O empresário pode imprimir o contrato social padrão gerado pelo sistema ou fazer um upload de um contrato customizado. Caso o empresário tenha o certificado digital, a assinatura dos documentos poderá ser realizada via site.

Após pagar o Documento de Arrecadação de Receitas Estaduais (Dare) e o Documento de Arrecadação de Receitas Federais (Darf), ambos gerados pelo sistema, o interessado encaminha todos os dados presencialmente, nos escritórios regionais ou postos da Jucesp, ou eletronicamente.

Os analistas da Junta Comercial ou dos postos de atendimento farão a análise técnica e de viabilização empresarial, com a emissão de licenças. Em até cinco dias o usuário poderá retirar os documentos registrados ou recebê-los eletronicamente, ficando apto a desenvolver sua atividade empresarial.