Dia 30 - Dia do Padrinho

Dia do Padrinho é celebrado anualmente em 30 de janeiro.

Esta data homenageia o indivíduo que recebe a responsabilidade de representar uma figura paterna para determinada pessoa, ajudando, ao lado dos seus pais biológicos, a garantir a educação e proteção dessa criança.

Mesmo existindo diversas ocasiões em que os padrinhos podem representar as suas funções de “protetor”, esta data homenageia predominantemente os padrinhos de batismo, que são considerados como “segundos pais” dos seus afilhados.

Por norma, quando uma criança nasce os seus pais escolhem uma pessoa próxima da família (amigo ou parente) para assumir a responsabilidade de ser o padrinho do seu filho.

A função do padrinho é auxiliar na educação e proteção do afilhado ao longo de sua vida e, principalmente, caso os pais biológicos da criança venham a falecer.

No Brasil, os padrinhos costumam ser carinhosamente apelidados de “dinho” ou “painho”.

Mensagem para o Dia do Padrinho

Querido padrinho, você é mais do que meu melhor amigo. Você é realmente como um pai pra mim! Agradeço (hoje e sempre) toda a atenção, carinho, dedicação e amor que me deste! Obrigado por tudo! Feliz Dia do Padrinho!

Ser padrinho não é apenas dar presentes e ligar no aniversário... Ser padrinho é estar sempre presente nos bons e maus momentos. Ser padrinho é se preocupar com nossas notas na escola. Ser padrinho é ser pai. Você, meu querido padrinho, é o melhor de todos! Obrigado por tudo! Feliz Dia do Padrinho!

.