Dia 06 - Dia do Esporte para o Desenvolvimento e Pela Paz

A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o dia 6 de abril como o Dia Internacional do Esporte para o Desenvolvimento e pela Paz. Criado por uma iniciativa do Comitê Olímpico Internacional (COI) e oficialmente anunciado na sede das Nações Unidas no ultimo mês de agosto, a data promove o papel do esporte como um instrumento universal para paz e a serviço da sociedade.

Segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), a comemoração da data representa um novo passo nos esforços das Nações Unidas para apoiar e promover a importância dos benefícios do esporte e de estilos de vida saudáveis em um desenvolvimento social mais amplo.

O esporte é visto como um instrumento importante para o desenvolvimento: aumenta a autoconfiança, capacita os jovens, promove a saúde e desempenha um papel importante no esforço global para o alcance dos Objetivos do Desenvolvimento do Milênio (ODM).

A agência da ONU lembrou que o esporte é algo de todos e tem uma linguagem internacional comum, além de ser um fator importante para a unificação no processo de transformação de conflitos e construção da paz.

O poder de projeção do esporte se torna ainda mais atraente como uma ferramenta para a sensibilização e para a comunicação. Neste sentido, o PNUD nomeou personalidades do mundo esportivo como embaixadores da Boa Vontade, com o objetivo de criar uma consciência pública sobre as questões de desenvolvimento, enquanto promove a tolerância e a paz.

Sugestões de Arranjos

Fonte: https://bit.ly/2HfXBwz